Como Tirar Segunda Via → Saiba Como Fazer a Emissão da Conta de Luz

Para muita pessoas, perder um documento, uma conta ou qualquer que seja o objeto pode ser motivo de muito incômodo e de grandes dores de cabeça. Muitas pessoas não sabem como tirar segunda via daquilo que perderam.

Esse é um problema que tem solução! Seja o CPF ou sua conta do cartão de crédito, a conta de luz ou da faculdade, é muito fácil de recuperar os documentos. Basta estar atento e seguir alguns passo simples que normalmente são detalhados no site oficial de cada empresa responsável pelo documento em questão. 

Emissão do CPF

O CPF é um dos documentos mais importantes que podemos ter, quando somos brasileiros naturais ou mesmo naturalizados. Esse é o documento que mais nos insere nos projetos e na contabilidade do governo, nos permite participar ativamente da sociedade. 

A emissão da segunda via do número que corresponde ao Cadastro de Pessoa Física – o CPF, pode ser feita através do site da Receita Federal, em uma versão simplificada. Em alguns casos, não é possível a emissão no site. Se você não se encaixa nas abas sugeridas pelo site, deve recorrer ao setor presencial mais próximo.

Nova Versão e Emissão do RG

A emissão de uma nova versão do RG nem sempre será submetida a uma perda ou ao roubo do seu documento de Registro Geral. O RG precisa de uma renovação; tal renovação ocorre a cada 10 anos, por isso, saber fazer a segunda via desse documento é muito importante.

A renovação do RG exige o pagamento de uma taxa (com exceção dos casos de furto, em que a pessoa deve fazer um Boletim de Ocorrência na Delegacia, para escusar a taxa), e é preciso levar duas fotos 3×4 atuais, certidão de nascimento e/ou de casamento originais ou autenticadas, CPF original e Cartão do cidadão.

Segunda emissão de Conta de Luz 

Em muitas empresas de eletricidade, a emissão de conta de luz nem sempre se faz necessárias. Há algumas concessionárias de energia que já trabalham com a modernidade e tecnologia de pagar via aplicativo de telefone celular.

Outras empresas como a Light (confira mais sobre essa empresa aqui), do Rio de Janeiro, oferecem o serviço de segunda via no site oficial; a CPFL, de São Paulo  oferece a opção virtual via cartão de crédito (para mais informações, clique aqui); e a companhia de energia elétrica CELPA (veja mais sobre a CELPA! Acesse aqui) no Pará, que também oferece um serviço virtual de emissão mediante os dados da sua conta.

Segunda Emissão do Cartão do Cidadão

O Cartão do Cidadão é um documento de ordem federal que garante que o trabalhador tenha seus direitos trabalhistas assegurados no banco oficial do estado e do país, a Caixa Econômica Federal. A perda desse cartão exige a emissão de uma nova via.

A segunda via do Cartão do Cidadão só pode ser feita através de ligação telefônica. Para que ela seja feita, você deve ter em mãos o número do PIS/PASEP; e em seguida a posse, telefone para: 0800 726 0207; Apesar vda ligação ser gratuita, você deve telefonar apenas entre as 10h às 18h.

Leave a Reply