Segunda Via Cartão SUS → Confira Como Imprimir o Cartão!

O sistema único de saúde, ou SUS, diz respeito ao sistema público de saúde no Brasil. O sistema foi inspirado no National Health Service, um serviço disponibilizado no Reino Unido. O SUS é considerado um dos maiores serviços dessaúde pública do mundo, e agora é possível imprimir a segunda via cartão SUS.

Toda população brasileira tem o direito à saúde universal e gratuito pelo SUS, pois é um direito da população receber atendimento gratuito. Em muitos lugares do país as verbas não são repassadas para as instituições que atendem a população.

Isso é um problema que muitas pessoas passam, pois além de não ter condições financeiras de pagar seus tratamentos, não conseguem receber esse benefício por conta da corrupção. No entanto é possível ir atrás dos direitos e ter o cartão do SUS.

Cadastro do Cartão 

Para realizar o cadastro no sistema público de saúde você deve ir até o posto de saúde mais perto de você, ou seja, o posto do seu bairro. Você deve levar documento de identificação e comprovante de residência. O atendente do posto de saúde fará a emissão do seu cartão para você.

segunda via cartao sus

Você deve portar o cartão em todo o tempo, pois se acontecer alguma cosia você poderá utilizá-lo. Caso você mude-se de endereço, ou cidade, é necessário fazer atualização do cadastro e informar o seu posto de saúde da transferência.

Como Solicitar de Modo Rápido

Além de solicitar no posto mais próximo de você, também é possível fazer o cadastro e solicitar o cartão em hospitais, na secretaria de saúde do seu município ou centros de saúde. É necessário ter a documentação em mão para solicitar o cartão.

segunda via do cartao sus solicitar

O cartão será impresso no local onde você solicitou, já com todas as suas informações de cidadão e o número nacional de identificação único. Com o cartão você pode ser atendido em qualquer unidade ou centro de atendimento do país.

Recuperar Senha

Por ser um cartão de atendimento, ele não precisa de senha, e infelizmente ainda não é possível fazer ele online pelo site do ministério da saúde. Pelo portal do cidadão é possível fazer um pré-cadastro, no entendo isso não garante o seu cartão.

Depois de fazer o pré-cadastramento, suas informações são enviadas para um agente credenciado que irá avaliar o cadastro, por isso é mais fácil ir até uma unidade de atendimento físico. Você receberá um e-mail e deverá aguardar.

Imprimir A Segunda Via Cartão SUS

O cartão deve ser impresso diretamente em um posto de saúde, centra de atendimento, secretaria municipal de saúde ou em um hospital, no ato do cadastro. É importante lembrar que o cartão não é de desconto.

Segunda Via Cartão SUS imprimir

Ele é usado nas unidades gratuitas de atendimentos. Consultórios e clinicas particulares não disponibilizam descontos especiais para quem possui o cartão, somente convênios podem fazer isso. Se você quer receber descontos deve ir atrás de um convenio de saúde.

Caso você perca o seu cartão do SUS, não se desespere, é possível emitir a segunda via cartão SUS, basta ir até uma unidade de atendimento de saúde e fazer o requerimento. Uma dica para não perder o cartão, é colocá-lo junto de outros documentos.

Aplicativo do SUS

Por ser um sistema público e gratuito ainda não possui aplicativo para acessar as suas informações do SUS. No entanto você pode acessar o site do ministério da saúde para tirar qualquer dúvida a respeito do cartão e de como usá-lo.

Não esqueça que os postos de saúde também podem te ajudar a tirar essas dúvidas. Enquanto a população espera a modernização de todos os sistemas públicos básicos a melhor opção é ir até uma unidade física.

Leave a Reply