– Capes –Edital 15/2012
As inscrições podem ser feitas até 6 de junho

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) selecionará pesquisadores para a Cátedra Rio Branco em Relações Internacionais da Universidade de Oxford. A ideia é estimular o desenvolvimento de estudos acadêmicos a respeito do Brasil e das questões e problemas internacionais sob a ótica brasileira. Será selecionado um candidato para a cátedra, com duração de três a 12 doze meses, na área temática de relações internacionais e política externa brasileira. Podem concorrer pesquisadores que tenham disponibilidade para dedicar-se integralmente às atividades propostas e para contribuir com Embaixada do Brasil em Londres, quando requisitado.

O edital está disponível neste link.

– Capes – Edital 48/2011 – Programa de Doutorado Universidade de Dundee
Inscrições abertas até 6 de junho
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) reabriu as inscrições do Programa de Doutorado Pleno na Universidade de Dundee, na Inglaterra. Serão ofertadas dez bolsas na área de biologia, com duração de até 48 meses. Podem concorrer pesquisadores com nacionalidade brasileira, que não recebam benefício financeiro de outras entidades do Brasil para o mesmo objetivo.

Mais informações no edital disponível neste link.

– CNPq – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti)
As inscrições podem ser feitas até 04 de junho

O CNPq seleciona instituições públicas, comunitárias ou privadas envolvidas no desenvolvimento tecnológico e inovação para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). As insituições que se candidatarem devem comprovar a interação com empresas ou com a comunidade, além de ter uma política de iniciação tecnológica e de inovação e estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq. O Pibiti tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior por concessão de bolsas.

Para saber mais acesse o edital disponível neste link

CNPq _____________________________________________

– CNPq/CsF n°07/2012
Inscrições até 30 de abril

O programa Ciência sem Fronteiras em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CIBS) selecionam 20 bolsistas para doutorado sanduíche e dez para pós-doutorado na Suécia. As bolsas são para projetos de pesquisa nas seguintes áreas: sistemas de engenharia mecânica; tecnologia da informação e comunicação; eletrônica; e materiais e produção. Para as bolsas de doutorado sanduíche, o candidato deve ter a inscrição preenchida pelo orientador e currículo na plataforma Carlos Chagas.
Para mais detalhes sobre a seleção acesse a íntegra do edital neste link.

– CNPq – Pibic
As inscrições podem ser feitas até 25 de maio

O CNPq lançou o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Trata-se de uma ação voltada para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. As bolsas da iniciativa destinam-se a instituições públicas, comunitárias ou privadas, com ou sem curso de graduação, que efetivamente desenvolvam pesquisa e tenham instalações próprias para tal fim. A solicitação de bolsas ao Pibic deverá ser apresentada, exclusivamente, via Plataforma Carlos Chagas.

O edital está disponível neste link.

– Edital CNPq/Finep nº 006/2012 – Apoio à Realização de Eventos (ARC)
Fluxo contínuo com data limite em 20 de setembro

O CNPq e a Finep lançaram o edital que destina R$ 20 milhões para apoiar eventos científico e tecnológicos. A chamada estipula ainda que os eventos a serem apoiados devem ser realizados 1º de julho de 2012 e 31 de dezembro de 2014. O cronograma para o envio de propostas varia de acordo com a data de realização do evento. Podem participar pesquisadores, professores e especialistas com vínculo formal com instituições de ensino superior (IES), institutos de pesquisa e dirigentes de associações científicas e tecnológicas.

O edital completo está disponível neste link.

Topo

Finep ____________________________________________

Topo\\

Capes ______________________________________________________

– Capes – Ciência sem Fronteiras – Edital n°10/2012 – Inglaterra
Inscrições até 26 de abril

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por intermédio do programa Ciência sem Fronteiras, seleciona 30 bolsistas para cursar doutora nas universidades de Nottingham e Birmingham, na Inglaterra. As vagas são para doutorado pleno e doutorado sanduíche para formação de docentes e pesquisadores de alto nível. As pesquisas deverão ser realizadas nas seguintes áreas do conhecimento: ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; biodiversidade e bioprospecção.

Acesse o edital completo neste link.

– Capes/CNPq – Ciência sem Fronteiras – Edital 108/2012 – Canadá
As inscrições podem ser feitas até 30 de abril

O objetivo é conceder de bolsas de estudo para graduação-sanduíche. A chamada beneficiará estudantes brasileiros que tenham integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso de graduação. As áreas prioritárias do CsF são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; entre outras. O edital conta com apoio do Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa (Caldo), do Canadá. As instituições brasileiras arcarão com os custos referentes às taxas escolares, e concederão bolsa integral exclusivamente ao aluno no valor de 950 dólares canadenses mensais, além de auxílio instalação e seguro-saúde.

O edital está disponível neste link.

– Capes/CNPq – Ciência sem Fronteiras – Edital 109/2012 – Canadá
As inscrições podem ser feitas até 30 de abril

O objetivo é conceder de bolsas de estudo para graduação-sanduíche. A chamada beneficiará estudantes brasileiros que tenham integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso de graduação. As áreas prioritárias do CsF são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; entre outras. O edital foi lançado em parceria com a instituição canadense Canadian Bureau for International Education (CBIE). As instituições brasileiras arcarão com os custos referentes às taxas escolares, e concederão bolsa integral exclusivamente ao aluno no valor de 950 dólares canadenses mensais, além de auxílio instalação e seguro-saúde.

O edital está disponível neste link.

– Capes/CNPq – Ciência sem Fronteiras – Edital 110/2012 – Bélgica
As inscrições podem ser feitas até 30 de abril

O objetivo é conceder de bolsas de estudo para graduação-sanduíche. A chamada beneficiará estudantes brasileiros que tenham integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso de graduação. As áreas prioritárias do CsF são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; entre outras. A bolsa é no valor de 870 euros mensais. Também estão previstos benefícios como auxílio instalação e seguro-saúde. O edital conta com apoio do Conselho interuniversitário Flamengo (VLIR).

O edital está disponível neste link.

– Capes/CNPq – Ciência sem Fronteiras – Edital 111/2012 – Bélgica
As inscrições podem ser feitas até 30 de abril

O objetivo é conceder de bolsas de estudo para graduação-sanduíche. A chamada beneficiará estudantes brasileiros que tenham integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso de graduação. As áreas prioritárias do CsF são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; entre outras. A bolsa é no valor de 870 euros mensais. Também estão previstos benefícios como auxílio instalação e seguro-saúde. Trata-se de uma parceria com o Conseil interuniversitaire de la Communauté française de Belgique (CIUF).

A chamada pode ser lida na íntegra neste link.

– Capes/CNPq – Ciência sem Fronteiras – Edital 112/2012 – Austrália
As inscrições podem ser feitas até 30 de abril

O objetivo é conceder de bolsas de estudo para graduação-sanduíche. A chamada beneficiará estudantes brasileiros que tenham integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso de graduação. As áreas prioritárias do CsF são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; entre outras. O intercâmbio contará com os apoios das instituições do G8 na Austrália. Além do auxílio-instalação e seguro saúde, estão previstas bolsas mensais no valor 1,080 dólares australianos.

O edital pode ser lido neste link.

– Capes/CNPq – Ciência sem Fronteiras – Edital 113/2012 – Portugal
As inscrições podem ser feitas até 30 de abril

O objetivo é conceder de bolsas de estudo para graduação-sanduíche. A chamada beneficiará estudantes brasileiros que tenham integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso de graduação. As áreas prioritárias do CsF são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; entre outras. O edital é realizado em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e Universidade de Coimbra. A bolsa é no valor de 870 euros mensais e terá duração de um ano.

O edital está disponível neste link.

– Capes/CNPq – Ciência sem Fronteiras – Edital 114/2012 – Coréia do Sul
As inscrições podem ser feitas até 30 de abril

O objetivo é conceder de bolsas de estudo para graduação-sanduíche. A chamada beneficiará estudantes brasileiros que tenham integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso de graduação. As áreas prioritárias do CsF são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; entre outras. O parceiro internacional é a Korea Foundation for the Promotion of Private School (KFPP). O valor do benefício mensal será de 870 dólares americanos. Estão previstos, ainda, pagamentos de auxílio-instalação e seguro-saúde.

O edital está disponível neste link.

– Capes/CNPq – Ciência sem Fronteiras – Edital 115/2012 – Espanha
As inscrições podem ser feitas até 30 de abril

O objetivo é conceder de bolsas de estudo para graduação-sanduíche. A chamada beneficiará estudantes brasileiros que tenham integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso de graduação. As áreas prioritárias do CsF são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; entre outras. O acordo é com o Ministério da Educação, Cultura e Esporte daquele país. A bolsa tem valor de 870 euros mensais e serão custeados auxílio-instalação e seguro-saúde.

O edital está disponível neste link.

– Capes/CNPq – Ciência sem Fronteiras – Edital 116/2012 – Holanda

As inscrições podem ser feitas até 30 de abril

O objetivo é conceder de bolsas de estudo para graduação-sanduíche. A chamada beneficiará estudantes brasileiros que tenham integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso de graduação. As áreas prioritárias do CsF são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; biologia, ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologias da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; entre outras. O apoio da Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic). A bolsa tem valor de 870 euros mensais e serão custeados auxílio-instalação e seguro-saúde.

O edital está disponível neste link.

– Capes – Edital 06/2012 – PVNS

A submissão das propostas pode ser feita até 30 de abril de 2012

O Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) tem por objetivo apoiar a criação e o fortalecimento de grupos e linhas de pesquisa, voltados para as vocações regionais. Serão beneficiadas instituições federais de ensino superior (Ifes), criadas a partir do ano 2000, bem como aquelas participantes do Programa Reuni, com campi fora de sede, com a finalidade de apoiar a realização de estudos ou pesquisas de alto nível.

O edital está disponível neste link.

– Capes n°11/2012 – Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid)
Inscrições até 4 de maio

O novo edital do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) receberá inscrições de instituições de ensino superior (IES) públicas, filantrópicas, confessionais ou comunitárias que não participam do Pibid e que possuam cursos de licenciatura. Serão selecionados projetos formulados com o objetivo de fomentar a formação inicial de profissionais do magistério. O programa também estará aberto a IES participantes do Pibid com projetos aprovados pelos editais Capes Nº 02/2009, 18/2010 e 01/2011.

O regulamento do edital pode ser acessado neste link.

– Capes – Edital 12/2012
A submissão das propostas pode ser feita até 05 de maio

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou uma chamada pública para fomentar a execução de projeto de desenvolvimento dos materiais didáticos. A iniciativa dispõe de recursos da ordem de R$ 1,8 milhão e apoiará, ainda, execução do projeto pedagógico do curso de bacharelado em biblioteconomia, estruturado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), na modalidade a distância.

O edital está disponível neste link.

– Capes – Edital Minter/Dinter
A submissão das propostas pode ser feita até 23 de maio de 2012

O edital para recebimento de novas propostas de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter e Dinter) visa a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa e o estabelecimento de parcerias duradouras entre programas de pós-graduação ou grupos de ensino e pesquisa em estágios diferenciais de desenvolvimento, com foco em ciência e tecnologia.

O edital está disponível neste link.

– Edital 04/12 – Programa de Apoio a Eventos no País (Paep)

Submetida com uma antecedência mínima de 120 dias da data de início do evento.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep). A chamada contemplará encontros científicos, tecnológicos, e culturais de curta duração voltados para a formação de professores para educação básica. Vale destacar que para os encontros que ocorram entre 1º e 31 de maio, a data limite para submissão das propostas é 31 de janeiro.

O edital está disponível neste link.

– Edital 05/2012 – Programa Professor Visitante Estrangeiro (PVE)

A submissão das propostas pode ser feita até 28 de dezembro de 2012.

O objetivo é apoiar visitas de média ou longa duração, de professores do exterior convidados por cursos de doutorado de instituições de ensino superior (IES) brasileiras. O investimento é de R$ 5 milhões. O edital prevê a concessão de bolsas com valores entre R$ R$ 3,9 mil e R$ 8,9 mil, passagem aérea, e auxílio instalação. Cada proposta deverá prever prazo de permanência para o professor visitante, sendo mínima de 15 dias e máxima de 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por igual período.

O edital está disponível neste link.

– Programa Geral de Cooperação Internacional

Fluxo contínuo

O objetivo é apoiar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e de países que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado), situadas em países com os quais o Brasil possui acordos internacionais, e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.
Benefícios: Bolsas de estudo em nível de doutorado-sanduíche e pós-doutorado; Passagens áreas internacionais e diárias para a equipe brasileira no país destino, nos termos das normas vigentes da CAPES; Custeio de atividades correntes para a equipe brasileira (valor máximo de R$ 10 mil).

O edital completo pode ser acessado neste link.

– CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está convocando os interessados a apresentarem propostas de projetos de eventos científicos, tecnológicos e culturais no âmbito do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). Um dos objetivos é divulgar a geração de novos conhecimentos e de novos produtos. Serão financiadas passagens e diárias para palestrantes, hospedagem, transporte e alimentação, publicação de anais, vídeos, CDs, impressão de pôster para divulgação do evento e aquisição de material de consumo, e locação de sala de conferência, de tecnologia da informação e serviços de tradução simultânea.

O edital está disponível neste link.

– Capes – Edital 58/2010 – Programa de Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração

A chamada é de fluxo contínuo.

O edital selecionará candidatos para o programa de intercâmbio. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, com, no mínimo, 90 dias de antecedência da viagem. O objetivo é fortalecer a cooperação científica entre os dois países. A ação financiará a ida de pesquisadores de instituições brasileiras à Alemanha e a vinda de pesquisadores de instituições alemãs ao Brasil.

O edital está disponível neste link.

– CAPES – Edital 73/2010 – Programa de Apoio a Participação de Eventos no Exterior (Paex)

O calendário do programa com o período do evento e o respectivo prazo para inscrição está disponível no edital. O objetivo é conceder auxílio financeiro para a apresentação de trabalhos de professores e pesquisadores, em eventos no exterior, com vistas a propiciar a visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural geradas no país.

O edital completo está disponível neste link.

– Edital 74/2010
O objetivo é selecionar candidatos à bolsa para a realização de estágio sênior no exterior nas diversas áreas do conhecimento. O benefício será concedido a doutores brasileiros, com formação obtida há pelo menos oito anos. O candidato pode consultar os períodos e as datas respectivas para submissão das propostas no edital, disponível neste link.

– Edital 75/2010 – Programa de Bolsa de Estudos para Estágio Pós-Doutoral no Exterior
O objetivo é oferecer bolsa aos doutores brasileiros, como forma de contribuir com a inserção internacional desses pesquisadores, o estabelecimento de intercâmbio científico, e a abertura de novas linhas de pesquisa de relevância para o desenvolvimento da área no país. O calendário do programa com o período das inscrições está disponível neste link.

Topo

MEC ________________________________________________________

Topo

MPEG _______________________________________________________

Topo

Outros ______________________________________________________

Sesi / Senai – Edital de Inovação
A submissão das propostas pode ser feita até 25 de abril

O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançaram edital para apoiar projetos de inovação tecnológica e social. Estão disponíveis R$ R$ 30 milhões. Podem participar empresas de todos os setores que queiram investir no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores. Para projetos realizados em parceria com o Senai o investimento pode chegar a R$ 20 milhões. Já para parcerias com o Sesi o valor é de R$ 7,5 milhões e outros R$ 2,5 milhões em bolsas do CNPq.

O edital está disponível neste link.

– Anprotec – Seleção de trabalhos para 22º Seminário
A submissão das propostas pode ser feita até 10 de maio.

A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) lançou chamada pública para seleção de trabalhos a serem apresentados no 22º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. A chamada selecionará trabalhos nas categorias: artigo completo, pôster e boa prática de empresa. Serão selecionadas 110 propostas, sendo 30 artigos, 60 pôsters e 20 boas práticas. Os melhores trabalhos receberão prêmios entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil, em crédito para cursos e eventos promovidos pela Anprotec, além de certificado.

O edital está disponível neste link.

– BNDES – Projetos Produtivos Sustentáveis nos Estados da Amazônia
A submissão das propostas pode ser feita até 27 de maio.

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ) lançaram chamada pública para apoiar projetos produtivos sustentáveis nos Estados da Amazônia. A ideia é impulsionar o desenvolvimento de atividades econômicas de uso sustentável da floresta e da biodiversidade, conforme a finalidade, regras e diretrizes do Fundo Amazônia. As propostas contarão com aporte entre R$ 2 milhões e R$ 10 milhões.

O edital está disponível neste link.

– Credenciamento para instituições de P&D receberem recursos de concessionárias
O credenciamento pode ser feito ao longo do ano, sem uma data limite.

O credenciamento deverá ser feito por instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em petróleo, gás natural e biocombustíveis para receberem investimentos de empresas que operam campos de alta produção de petróleo e gás natural.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) os investimentos em P&D são obrigatórios para os concessionários e estão previstos nos contratos de exploração e produção da instituição. A agência prevê investimentos de R$ 800 milhões anuais em pesquisa e desenvolvimento nos próximos anos.

Os critérios para o credenciamento estão no Regulamento nº 34 da ANP, disponível no site www.anp.gov.br.

– Chamada n°5 do PDA Mata Atlântica – Apoio a Projetos em Redes – Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA), da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Não há prazo determinado para o envio de propostas, havendo a possibilidade de apresentação até que se esgotem os recursos destinados à chamada.

A chamada apóia projetos para a geração de conhecimento por meio de redes de organizações que atuam na promoção do desenvolvimento sustentável na Mata Atlântica. O edital divide-se em dois eixos de estruturação: temático, relacionado às linhas temáticas do PDA Mata Atlântica e aos temas associados às políticas socioambientais estratégicas para o bioma; e regionais, envolvendo projetos demonstrativos, parceiros e redes agrupadas em uma determinada região ou território. Serão disponibilizados recursos equivalentes a R$ 2,32 milhões para o programa.

A íntegra do edital pode ser conferida por meio do link.

– Chamada 05 – PDA Mata Atlântica – Projetos em Rede
O edital será de fluxo contínuo até que se esgotem os recursos destinados à chamada.

O objetivo da chamada é apoiar processos de geração de conhecimentos para a elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas, visando a ampliação da escala de impacto das experiências desenvolvidas em 111 projetos já realizados sobre a Mata Atlântica. O valor previsto para investimento é de R$ 2,3 milhões.

Outros detalhes sobre o edital podem ser obtidos neste link.

Topo